greve dos caminhoneiros

Na RSC-287, motoristas de vans e guinchos fazem protesto em apoio aos caminhoneiros

Fotos: Gabriel Haesbaert e Gabriela Perufo 

A greve dos caminhoneiros chega ao sexto dia de mobilizações neste sábado e ganha cada vez mais o apoio da população. Hoje, uma carreata organizada por associações de carros antigos e de motociclistas, Associação dos Transportadores Escolares de Santa Maria (Aprotesm), mototaxistas, motoristas de guinchos e produtores rurais se reuniu na Estação da Gare na manhã deste sábado.  

: : Leia todas as notícias sobre a mobilização dos caminhoneiros : : 

O grupo saiu em carreata pelas ruas do centro da cidade e parou, ainda pela manhã, na RSC-287, no Trevo de Palma. Lá, eles se revezam para  fazer protestos desde a última quarta-feira, explica Thierry Alves Carvalho, da Aprotesm. Ele conta que os transportadores escolares já apoiavam a mobilização dos caminhoneiros e iam até as margens da BR-392, onde há protestos, para levar alimentos. Então eles resolveram convidar mais pessoas para demonstrar apoio, entre eles os pais de alunos que costumam transportar:   

- A gente resolveu convidar todo mundo, pelas redes sociais, porque mesmo a gente sofrendo com os aumentos do preço do diesel, toda a população acaba sentindo e pagando porque todos os preços sobem. Agora já não é mais um protesto dos caminhoneiros pelo preço do diesel, agora é uma manifestação da população pelo fim da corrupção - comenta um dos organizadores.

Após a carreata eles foram até a RSC-287, onde os motoristas de guinchos já estavam protestando. No local, eles convidam motoristas de ônibus e vans a se unirem ao protesto, mas não há bloqueios na rodovia. 

Outro participante do protesto, também da Aprotesm, explica que o acordo assinado na última quinta-feira entre governo e um grupo de representantes dos caminhoneiros não representa o todo e isso provocou mais descontentamento na população: 

- Hoje os protestos estão ainda maiores, e não vão acabar tão cedo. Desde que o Temer fez aquele pronunciamento, mais gente se uniu à paralisação - comenta Éwerton Penna. 

Mobilização dos caminhoneiros ganha apoio de outras categorias em Santa Maria

Os organizadores estimam que o grupo reuniu mais de 200 veículos - entre motocicletas, tratores, vans, guinchos e outros tipos de veículo - durante a carreata. Além disso, na RSC-287, na medida que outros carros passavam pelo grupo, buzinavam para sinalizar apoio a mobilização nacional. 

Na sexta, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativos de transporte também se manifestaram em apoio ao movimento dos caminhoneiros. Eles se reuniram com o grupo nas margens da BR-392, ponto de mobilização em Santa Maria. Depois, também saíram em carreata pelas ruas do centro. Motoristas que circulavam pelas ruas da cidade também buzinavam em apoio a manifestação que tem caráter nacional. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Detran cancela provas de direção previstas para esta segunda em todo o Estado

Abastecimento de água não deve ser interrompido em Santa Maria Próximo

Abastecimento de água não deve ser interrompido em Santa Maria

Geral